Uma vida dedicada à luta contra o câncer – Homenagem póstuma

98

 

 

Dr. Paulo Roberto Brunoro (In memorian) – Foto por Erika Medeiros

Uma vida dedicada ao combate ao câncer. Essa foi a missão que o cirurgião oncológico e mastologista Paulo Roberto Brunoro – que veio a falecer na manhã do último dia 27 de julho – decidiu tomar para si, a qual foi cumprida com louvor. Com suas mãos habilidosas, curou milhares de pacientes ao longo de sua carreira médica. “A cirurgia oncológica tem muito potencial para evoluir e o desafio é enorme, por isso escolhi essa área médica para me especializar”, revelou em uma das inúmeras entrevistas concedidas à Viver! no decorrer de sua jornada.

Muito além da habilidade e talento inquestionáveis no tratamento de tumores de cabeça e pescoço, mama, pele, partes moles e ginecológicos, doutor Paulo era conhecido por sua sensibilidade ao lidar com cada paciente. “Além do tratamento de qualidade, a humanização no trato com o paciente faz a grande diferença numa doença que carrega o estigma da dor, sofrimento e morte. Ele melhora o tempo e a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou também em entrevista concedida à Viver! alguns anos atrás.

Hoje o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim é considerado referência na área de oncologia, e muitas das conquistas que levaram a instituição a esse patamar se devem ao trabalho pioneiro e incansável do cirurgião oncológico, que chegou ao município nos anos 90 dando início ao primeiro serviço de quimioterapia da região.

Primeiro especialista em oncologia a atuar no Sul do estado, ele teve a alegria de realizar o sonho de ajudar a inaugurar o primeiro serviço de radioterapia do Espírito Santo fora da capital em abril de 2000.  Nesta mesma edição da Viver!, o superintendente do Heci Wagner Medeiros relata em sua coluna mais detalhes sobre esses e outros marcos da brilhante trajetória de doutor Paulo.

Sempre em busca de conhecimento para acompanhar os avanços frequentes na oncologia, o especialista lutou junto à equipe do Heci para que a população de Cachoeiro e arredores pudesse ter acesso a um tratamento de qualidade sem precisar se deslocar para a capital e outros grandes centros. Inspirou e foi mentor do filho, doutor Raphael Araújo Costa, que hoje segue seus passos na cirurgia oncológica. Doutor Paulo Roberto Brunoro deixou, sem sombra de dúvidas, um legado que ficará para a história.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


4 thoughts on “Uma vida dedicada à luta contra o câncer – Homenagem póstuma

  1. Antonio

    Parabéns Jessica pela merecida homenagem ao Dr Paulo Brunoro, a quem tive o privilégio de conhecer. Mtas vidas foram salvas pelas mãos dele. Cumpriu com louvor sua missão terrena.
    Que Deus o receba em sua infinita bondade.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *