Ombros são essenciais para realizar diversas atividades diárias

346

O ortopedista Luis Eduardo Abílio, especialista em Ombro e Cotovelo – Foto por Ricardo Bueno

O ombro é uma articulação essencial do corpo humano. Ele tem a função de permitir o movimento dos membros superiores, a fim de que nossas mãos possam atingir qualquer lugar do nosso corpo. Gerando, dessa forma, a possibilidade de realizarmos nossas atividades diárias, como pentear o cabelo, colocar uma blusa, estender uma roupa, dentre outras ações do cotidiano.

De acordo com o ortopedista Luis Eduardo Abílio, especialista em ombro e cotovelo, o ombro é a articulação mais instável do corpo humano. “Ele necessita do famoso grupamento muscular conhecido como Manguito Rotador para gerar qualquer movimento e, com isso, as principais lesões estão relacionadas a ele”, explica, acrescentando que seu uso excessivo ou de forma errada pode ocasionar as bursites, tendinites e rupturas.

Falando sobre as medidas que podemos tomar para prevenir, na medida do possível, que ocorram lesões no ombro, doutor Luis ressalta que a prevenção parte da orientação médica, que visa individualizar as medidas a partir da rotina de cada paciente. “Como exemplo, podemos citar os exercícios de fortalecimento muscular adequado, postura durante o trabalho, forma de sentar e apoiar o braço”, enumera.

Conforme explana o especialista, a Medicina e a Ortopedia mudaram e mudam com o tempo, passando a ter conhecimento de novas doenças e novas técnicas de tratamento, tanto conservador quanto cirúrgico, sendo o especialista em Ombro a pessoa mais capacitada para isso. “Dor no pescoço, ombro, braço e costas podem ser sintomas inicias de lesões no ombro, que se não forem tratadas corretamente podem gerar lesões mais sérias e de difícil resolução”, alerta.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *