Acupuntura oferece diversos benefícios para a saúde física e mental

110

Originada da China, com relatos de mais de dois mil anos, a Acupuntura é um método Terapêutico complementar. Caracteriza-se pela inserção de agulhas na pele em pontos determinados do corpo, bem como a utilização de esferas, sementes, cristais e laser de baixa potência, no tratamento de doenças e promoção da saúde. A OMS reconhece mais de 40 doenças que podem ser tratadas com Acupuntura.

De acordo com doutor Claudio Henrique Pinto Gonçalves, enfermeiro especialista em acupuntura, atualmente existem vários estudos científicos demonstrando o mecanismo de ação da Acupuntura. “Na inserção da agulha de Acupuntura, ocorre a estimulação das terminações nervosas, receptores de dor e temperatura, os chamados dendritos das fibras nervosas A delta e C”, explica.

Conforme elucida o profissional, esses terminais fazem sinapse no corno posterior da medula, fazendo com que as fibras A delta e C, liguem a pele ao corno posterior da medula e correspondam ao primeiro neurônio da via da dor. “As fibras A delta são responsáveis pela vinculação da chamada primeira dor, ou dor aguda, e as fibras C respondem pela segunda dor, ou dor crônica”, explana.

Doutor Claudio ressalta que, devido a esta lesão tecidual desencadeada pela inserção da agulha, ocorrem uma série de reações químicas. Uma vez geradas, essas reações seguem pelos nervos periféricos até a medula e cérebro, alcançado o sistema nervoso central.

“Consequentemente, ocorre uma série de efeitos notórios no corpo, como anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares, bem como ação modular sobre várias funções orgânicas do nosso corpo”, respalda o acupunturista. Além da acupuntura, outras técnicas da medicina chinesa são a auriculoterapia, eletropuntura, laserpuntura, moxabustão, ventosaterapia e ervas (fitoterapia).

 

Benefícios da técnica

  1. No tratamento complementar de doenças;
  2. Na redução da ansiedade e estresse;
  3. Na diminuição de dores crônicas;
  4. No alívio de sintomas de alergias;
  5. Rejuvenescimento da pele;
  6. Ajuda a parar de fumar;
  7. Contribui para o emagrecimento;
  8. Impotência sexual;
  9. Infertilidade;
  10. Enxaqueca e cefaleia tensional.

 

Dr. Claudio Henrique Pinto Gonçalves -Graduação de Enfermagem em 2004; Especialização em Acupuntura em 2016. Atendimentos Unimed e Particular. Contato: (28)99985-9008. Instagram @drclaudiohenrique



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *