Conheça os alimentos considerados aliados da saúde e da longevidade

387

Atualmente, já é do conhecimento geral que o estilo de vida possui total relação com a expectativa e qualidade de vida. Fatores como hábitos alimentares, prática de atividades físicas, relações sociais, ambiente em que a pessoa vive, entre outros, são determinantes para a manutenção da saúde do indivíduo.

A nutricionista Karla Barcellos explica que em se tratando especificamente de alimentação, existem certo itens que são verdadeiros aliados da longevidade. “Vale ressaltar que o consumo dos alimentos citados deve, impreterivelmente, estar acompanhado de uma prática de atividade física”, aponta.

O primeiro alimento da lista, conforme menciona a nutricionista, é a soja. “Acrescentar soja na dieta diminui significativamente os níveis de colesterol e doenças cardiovasculares”, diz. Outro ingrediente importante no cardápio é o tomate. “Além de fortalecer o sistema imunológico, o tomate é rico em licopeno”, informa.

Fonte de vitamina A, B6 e C, a uva é uma fruta capaz de melhorar a circulação sanguínea, proteger o coração de doenças cardiovasculares e aumentar a imunidade do organismo. Outra fruta essencial para a longevidade é a maçã. “A maçã conta com uma quantidade considerável de minerais que ajudam no controle das taxas de colesterol sanguíneo. Ela também atua no controle dos níveis de glicose”, relata Karla.

Fonte de ferro e ácido fólico, o espinafre é essencial para prevenir anemia e alguns tipos de câncer. Incluindo esses itens em sua alimentação e praticar atividades físicas regularmente, as chances de ter uma vida mais longa e com mais qualidade aumentam em muito.



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *