Eletroestimulação dos músculos é nova opção de treino eficiente

417
Foto por Felipe Moura

A eletroestimulação dos músculos (EMS) é uma forma de ativação muscular feita por meio de impulsos elétricos que recriam o movimento natural do sistema nervoso. O treinamento de eletroestimulação muscular consiste em contrair de forma controlada a musculatura esquelética estriada mediante a exposição de impulsos elétricos de baixa frequência. 

De acordo com a esteticista Elisandra Piovaneli (Lismodeli), com a EMS é possível ativar as fibras musculares que não se consegue em um treino convencional, sem gerar stress nas articulações. “Como a musculatura é ativada de maneira consciente, é possível, ainda, incrementar a intensidade e aumentar a eficácia de um treino”, expõe.

Vale mencionar que os resultados do método já são comprovados por estudos científicos. A tecnologia de miha, segundo a profissional, é utilizada em diversos estudos científicos no Brasil e no mundo. A USP, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conduzem estudos nos segmentos médico e de educação física com a tecnologia de eletroestimulação de miha”, aponta.

A tecnologia, que já é utilizada em diversos campos de estudos, tem mostrado resultados evidentes no tratamento de dor nas costas, redução da incontinência urinária, treinamento combinado de força, treinamentos físicos com idosos, tratamento de pacientes cardiológicos, dentre outros. Estudos têm apontado seus efeitos no contorno do corpo, redução do percentual de gordura corporal, perda de medidas e ganho de músculo.

“O uso moderado de estímulos elétricos com miha eleva as contrações musculares para além dos níveis usuais, o que faz com que o treino produza estímulos mais fortes. Isso permite que o treinamento com EMS atinja melhores resultados em um menor espaço de tempo”, revela Elisandra. 

Entretanto, conforme salienta a esteticista, esta tecnologia altamente desenvolvida não é o único fator decisivo. Igualmente importante – e até mesmo indispensável para garantir a segurança e o sucesso do treino – é o treinador. Ele conhece seus clientes e utiliza a ferramenta EMS de maneira especializada, de modo a construir um estímulo de treino relevante no menor período de tempo.

“O treinador acompanha e supervisiona o progresso do treino e é também um assessor para a manutenção de uma dieta adequada e um estilo de vida saudável, além de prover as observações e os cuidados no sentido de manter a regularidade e motivação necessárias para o treinamento, através das quais os objetivos pessoais podem ser atingidos da melhor maneira”, explica.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *