Estoque do Bancos de Leite e sangue no HECI está abaixo do ideal

55

Os bancos do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) estão sentindo a falta de doadores. O Banco de Leite Humano da instituição, único do Sul do Espírito Santo e responsável pelo atendimento dos bebês da região, já registra queda de 50% no seu estoque.  “No início do ano, recebíamos em média 35 mães ao mês aqui no setor para fazer a doação. Agora, estamos com um número inferior a 20”, explica a enfermeira responsável pela captação, Reneida Carvalho.

Segundo ela, dos cinco freezers, normalmente cheios, hoje apenas dois estão em funcionamento devido à falta de material. “As mães estão preocupadas de virem ao setor, por causa do Coronavírus. Mas não é necessário vir. Podemos ir buscar em domicílio com nossa Unidade móvel”, explica.

A enfermeira orienta que que não há comprovação científica da transmissão do vírus pela amamentação. “A resolução 171 de 2006 reforça que toda doadora tem que estar saudável para realizar doação, portanto, as mamães com sintomas gripais podem e devem amamentar, mas não devem fazer a doação de leite materno”, reitera Reneida. Mas as mães saudáveis podem e devem ser doadoras.

Já no Banco de Sangue, a situação não é diferente. A queda no número de doadores é sentida consideravelmente desde o início do período de quarentena e agora o momento se tornou crítico. “O nosso quantitativo de doadores tem diminuído muito devido ao Coronavírus. É claro que precisamos nos cuidar, mas nossos pacientes continuam precisando de transfusão”, comenta a assistente social Tatiana Alemonge, que também é responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue do HECI.

Segundo Tatiana, o número de doadores que costumava ser entre 30 e 40 por dia, não tem chegado a 15. Isso é preocupante, pois pode ocorrer desabastecimento. “Pensando nisso, pedimos à população que não deixe de vir doar, mas respeite as restrições”, disse. O Banco de Sangue do Hospital Evangélico continua recebendo os doadores, uma vez que faz o fornecimento de sangue e seus componentes para todos os seus pacientes e de instituições de saúde dos municípios vizinhos, assim como o Banco de Leite Humano.

Fique sabendo!

As pessoas que quiserem atender ao apelo da enfermeira Reneida, no Banco de Leite Humano, e da assistente Social Tatiana, no Banco de Sangue, basta ligarem para o HECI no telefone (28)3526-6166 para obterem mais informações e orientações sobre as respectivas doações. Mas não deixem de doar. Muitas vidas dependem da sua solidariedade.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *