Jardins verticais proporcionam bem-estar e acolhimento

160

Em meio ao cinza da vida urbana, nada melhor que adicionar cor para alegrar o ambiente. E o verde tem sido cada vez mais utilizado para esse propósito. Afinal, trata-se da cor que mais nos aproxima da natureza. Com o intuito de aproveitar pequenos espaços, os jardins verticais são uma excelente opção para incrementar residências e empresas – afinal, apenas uma parede livre é o suficiente para criá-los.

Conforme salienta a arquiteta e urbanista Cristina Zigoni Landeiro, trata-se de uma tendência em grandes cidades como Vitória e São Paulo, tanto em fachadas como em espaços internos como hall, sala de estar, lavabos, lounges, varandas, recepções – tudo depende do que funciona em cada lugar. “O arquiteto, designer de interiores ou paisagista podem exercer a função de harmonizar esse painel com todo o entorno, mobília e revestimento, promovendo sintonia entre as plantas escolhidas”, explica.

Tendo em vista que a rotina agitada da vida urbana muitas vezes não dá espaço para cuidados essenciais que as plantas naturais necessitam, uma ótima pedida é optar por plantas artificiais. De acordo com Cristina, atualmente são fabricadas versões muito parecidas com as verdadeiras. “A neuroarquitetura (junção da neurociência com arquitetura) é capaz de harmonizar espaços tornando-os funcionais, aconchegantes e relaxantes”, aponta.

As plantas, segundo a arquiteta, proporcionam um ar de frescor a ambientes corporativos e residenciais. Falando sobre a aplicação de jardins verticais em ambientes de saúde como clínicas e consultórios, ela conta que o bem-estar gerado é extremamente benéfico aos pacientes, proporcionando uma sensação de acolhimento.

Para Luiza Helena Calvi Gussão, proprietária da Molduraria Cachoeiro – pioneira no ramo de jardins verticais em Cachoeiro – um dos benefícios da inserção do verde nos ambientes é a saúde visual. “Enxergar beleza torna tudo em nossas vidas mais bonito”, afirma. A ideia de expor o funcionamento de um painel verde em sua loja foi inspirada no que a empresária viu e trouxe de São Paulo para os clientes. “Aproveitei uma parede ociosa e o resultado foi fantástico”, expressa.

Luiza relata que a venda de plantas artificiais tem aumentado bastante. “Vale ressaltar que o verde tem se destacado em vários setores, como na moda de vestuário, por exemplo. Afinal, é a cor que lembra a bandeira de nosso país”, aponta. “Essa brasilidade que remete às nossas matas e florestas chegou com tudo também na decoração. É possível harmonizar vários tons de verde e algumas opções de flores, caso o cliente assim deseje, para montar um belo jardim vertical”, completa.

A Molduraria Cachoeiro está localizada na Av. Jones dos Santos Neves, 176, loja 10, bairro Maria Ortiz – Cachoeiro de Itapemirim. Telefone para contato: 28 3511-7537



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *