Médica e mãe, doutora Rachel Fala sobre sua rotina desafiadora

1227

O segundo domingo de maio foi um dia especial para milhares de famílias espalhadas pelo país. Trata-se do Dia das Mães, data instituída em 1932 pelo então presidente da república Getúlio Vargas. Existe uma diversidade muito grande quando se fala em maternidade. Cada mãe tem seu jeito próprio de ser e criar seus filhos. Mas se tem uma coisa que todas têm em comum é o amor incondicional.

Para a ginecologista e obstetra Rachel Carneiro, a maternidade trouxe mudanças e novos desafios. Mãe de três, ela conta que a maternidade fez com que se sentisse realmente responsável por alguém. “Saber que existe alguém completamente dependente da gente é uma responsabilidade muito grande, desenvolvemos em conjunto uma consciência da importância dessa vidinha nova em nossas mãos”, expõe.

O primogênito, Daniel, tem 15 anos e está no segundo ano do ensino médio. “Ele é muito ligado em jogos de videogame e esportes. Faz jiu-jitsu e Cross Fit”, relata doutora Rachel. Já Júlia, de 11 anos, está no sexto ano do ensino fundamental e ama ler. Também ligada aos esportes, adora praticar jiu-jitsu. Miguel, o caçula, tem sete aninhos, adora brincar e é muito agarrado com a família – relata a mãe. Assim como os irmãos mais velhos, também pratica a arte marcial.

Conciliar a medicina com a maternidade, sem dúvidas, é um grande desafio para a especialista. Sua rotina profissional se divide em uma maternidade de alto risco, a coordenação da Residência médica de ginecologia e obstetrícia do Hospital Evangélico e a realização de ultrassonografias. “Além disso, recentemente iniciei o Mestrado, que está sendo um grande desafio, já que é necessário estudar muito”, menciona.

Encaixar a rotina profissional, a vida materna, além de ser esposa e uma pessoa saudável, conforme relata doutora Rachel, é uma tarefa quase impossível. O marido Márcio Nogueira, também médico, atua como cirurgião geral na Santa Casa. Mas com tanto amor envolvido, tudo dá certo no final. “É muito bom ensinar e aprender com eles”, diz.

“Quando meus filhos eram bebês, eu trabalhava de três em três horas para ir correndo para casa amamentar”, relembra a ginecologista e obstetra, acrescentando que depois dessa fase ela passou a se desdobrar para fazer tarefas junto com os filhos. “Infelizmente, nem sempre conseguia, pois havia compromissos com plantões e pacientes. Mas as crianças são compreensivas, se elas percebem que você se preocupa, com certeza perdoarão essas faltas”, argumenta.

Para a mãe/médica, o segredo para encarar a rotina dupla é o equilíbrio. “Tudo é uma questão de priorizar a atenção para eles quando estão juntos. Eles têm que saber que podem contar com você! Responder os recados e tentar resolver os pequenos problemas deles é uma das chaves para conquistar a confiança dos filhos”, revela.
Junto ao marido e os filhos, doutora Rachel gosta muito de viajar sempre que a família tem uma brecha na agenda. “Principalmente para praticar montanhismo, rapel, brincadeiras radicais, camping… faço sempre o possível para realizar pequenas aventuras com a família”, menciona. “Fomos recentemente para São Paulo para visitar a Comic Con, evento de quadrinhos e filmes de super heróis. Foi uma diversão enorme! Também gostamos de ir ao cinema todos juntos para ver filmes da Marvel e DC”, conta.

Doutora Rachel Dias Carneiro atende no Centro de Especialidades da Unimed Sul capixaba, localizado na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, 46, Gilberto Machado – Cachoeiro de Itapemirim. Telefones para

contato: (28) 3521-1239/ 3521-1313/ 99985-4045.

Em Itapemirim, seu consultório está localizado na avenida Cristiano Dias Lopes filho, s/n – Centro Médico, com telefone (28)3529-6300. Seu e-mail profissional é

rachel@radscan.com.br.

Foto: Erika Medeiros



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *