Pilates oferece benefícios para pacientes na terceira idade

178
A fisioterapeuta Danielle Vasconcelos – foto por Jonathan Lessa

O corpo humano sofre um desgaste progressivo, por isso é necessário continuar exercitando-se na terceira idade. O equilíbrio é fundamental para o desempenho das atividades de vida diária, e seus distúrbios podem comprometer a independência funcional, o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo. Nesse contexto, o método Pilates é um grande aliado na melhor idade, aumentando sua qualidade de vida.

“É importante ressaltar que um dos mecanismos atribuídos ao aumento da incidência de quedas entre os idosos é um declínio na capacidade de detectar e controlar a oscilação do corpo para manter o equilíbrio, o que leva, então, caracterizar o idoso com maior instabilidade postural e maior risco de sofrer quedas”, relata a fisioterapeuta Danielle Vasconcelos.

De acordo com a profissional, durante esse processo diversas alterações ocorrem no organismo, como por exemplo, alterações fisiológicas, como mau funcionamento de algumas estruturas corporais e mecânicas. “Também a incapacidade de realizar movimentos básicos do corpo humano, alterando a marcha e o equilíbrio em muitos casos”, diz.

Danielle explica que a disfunção muscular com o envelhecimento é um dos principais fatores limitantes, reduzindo a capacidade de produção de força e resistência, o que leva aos indivíduos idosos a apresentar menor tolerância ao exercício.

“O Método Pilates vem como um grande colaborador, por obter como benefícios a melhora da postura, aumento do equilíbrio, fortalecimento, trabalhando o quadro respiratório, dentre outros. Mas o mais interessante é que as aulas são individualizadas, ou seja, os exercícios propostos são de acordo com o limite do paciente”, aponta a fisioterapeuta.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *