Ceia de Natal, panetone, churrascos em família e confraternizações de trabalho regadas a petiscos e bebidas alcoólicas. Com tantas tentações, fica difícil se manter na linha quando chega dezembro, não é mesmo? Segundo a nutricionista Andressa Oliveira, os exageros costumam acontecer porque fim de ano é momento de descontração entre família e amigos, e nesse momento as pessoas querem apenas comemorar, deixando a “dieta” de lado.
Conforme aponta a nutricionista, os alimentos típicos dessa época e que podem ser prejudiciais se consumidos em excesso são, principalmente, os carboidratos. “A tradição é ter arroz temperado de todo o tipo, seja ele com castanhas, lentilhas ou frutas cristalizadas. As farofas, batatas recheadas, pernil e empadões são alguns exemplos. Os churrascos da virada de ano e, juntamente com eles, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Além dos doces que nunca podem faltar: a famosa rabanada, panetones, dentre outras sobremesas”, lista.
Mas será que é possível manter o controle sem deixar de aproveitar esses momentos? De acordo com Andressa, a resposta é sim! “Escolha o que será servido em seu prato, já que onde tem muita variedade a tendência é pegar um pouco de cada coisa para experimentar. Escolha apenas um tipo de carboidrato e opte por carnes magras (como o chester, peru e lombo)”, orienta.
Dicas extras
- Não deixe de praticar atividade física regularmente;
- Beba muita água, pois a hidratação é fundamental, principalmente quando há um consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Mastigue bem os alimentos;
- Não é necessário se privar da sobremesa, basta escolher uma opção e não exagerar na quantidade.