Heci adquire novos equipamentos de hemodinâmica e cintilografia

9

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim foi o pioneiro no Espírito Santo na oferta de angioplastia primária para pacientes do SUS, priorizando a saúde cardiovascular dos capixabas. Entre os anos de 2000 e 2020, o setor de hemodinâmica do hospital realizou um total de 39.419 exames e procedimentos intervencionistas desde os neonatos até os idosos, sendo eles: cateterismos cardíacos, angioplastias, arteriografias e procedimentos intervencionistas.

A demanda de procedimentos como esses torna o serviço de hemodinâmica um centro com grande expertise para tratamentos das coronariopatias, salvando muitas vidas desde sua inauguração, no ano de 2000.

Além dos procedimentos em angioplastias por obstrução coronariana, o serviço realiza diversos outros procedimentos através do cateter, evitando cirurgias “abertas”, como valvoplastia mitral, pulmonar, implante de prótese aórtica, clip mitral, fechamento de canal arterial, forame oval patente e comunicação interatrial. Além de oclusão de apêndice esquerdo, implante de stent em aorta nos casos de coarctação de aorta e/ou aneurismas, entre outras.

Dando continuidade ao pioneirismo e a excelência quando o assunto é a saúde do coração, o HECI tem uma boa notícia. O hospital, que sempre atendeu às demandas da população com apenas um equipamento, recebeu a mais nova e moderna máquina de hemodinâmica do Espírito Santo.

O equipamento chegou na cidade no dia 22 de novembro de 2020, antes mesmo do término da ampliação física do setor. Com o fim da obra da hemodinâmica, a previsão para que a população Sul capixaba conte com os dois aparelhos funcionando simultaneamente é a partir da segunda quinzena de fevereiro deste ano.

Agora, o setor dispõe de dois modernos aparelhos, ambos de grande resolução, de modo a oferecer aos usuários do serviço, maior estrutura. Além disso, com dois equipamentos, é possível realizar as manutenções necessárias, que duram em média dois dias, sem precisar pausar a realização de exames durante esse período.

Cintilografia

Outro equipamento de alta tecnologia que chegou para agregar ainda mais ao Hospital Evangélico é o aparelho de cintilografia. A cintilografia é um exame que vem revolucionando diagnósticos e tratamentos. É utilizada para estadiamento e seguimento dos pacientes com câncer, avaliação de doenças benignas, além do diagnóstico e controle de muitas patologias. Na cardiologia, a cintilografia miocárdica tem fundamental importância na avaliação do funcionamento do coração e da distribuição do sangue na sua musculatura, pode ser realizada no repouso e sob esforço, contribuindo em muito na estratificação de risco dos pacientes.

A Medicina Nuclear é a especialidade médica que realiza o exame, através de radiofármacos no diagnóstico e no tratamento de várias doenças, com destaque para doenças oncológicas e cardíacas, as quais o hospital é referência.

O serviço de cintilografia contemplará as demandas vindas pelo Serviço Único de Saúde (SUS), que são de premissa do Hospital Evangélico. O equipamento é um dos mais modernos do estado e a previsão para que se comece a atender a população é a partir do mês de abril, pois além do equipamento, o HECI destinará um novo e amplo espaço para essa demanda.

“A gente está fechando um ciclo, no qual passaremos a deter todos os principais meios de diagnósticos de exames e realmente o que faltava era a medicina nuclear. A partir de agora, ofereceremos também esse serviço para a comunidade do Sul do estado”, conta o médico radiologista doutor Fábio Bortolini.



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *