Hidroginástica é indicada para quem sofre com dores nos joelhos

182

O ortopedista Saulo Blunck – Foto por Erika Medeiros

Força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Estes são os principais benefícios da hidroginástica, modalidade de atividade física aeróbica feita dentro da água. Em um artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os pesquisadores compararam resultados de oito estudos feitos com 301 idosos e notaram a melhora na realização de movimentos cotidianos – como sentar, levantar e caminhar -, entre os praticantes de hidroginástica em comparação aos sedentários.

Apesar de ser muito indicada na terceira idade, a modalidade traz benefícios em qualquer idade. Afinal, manter o corpo forte e saudável é importante em todas as faixas etárias. “Uma das indicações da hidroginástica é no alívio de dores no joelho, que são muito recorrentes na maioria dos idosos, mas estão começando a aparecer cada vez mais cedo”, revela o ortopedista Saulo Blunck, do Instituto do Joelho.

De acordo com o especialista, esse é, de longe, o melhor exercício para quem está passando por esses incômodos. Isso porque os exercícios são realizados dentro da água e a densidade faz com que o nosso corpo fique mais leve, tirando qualquer impacto sobre ele. “Ou seja, não há grande impacto nas articulações e todas são muito trabalhadas, visto que a água exerce uma força contrária ao movimento”, aponta.
O médico ressalta que a hidroginástica para dores nos joelhos é essencial. Ela não irá agredir a articulação e, sim, fortalecê-lo. A atividade é indicada, inclusive, para gestantes. “Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma verdadeira transformação, e o aumento do peso e a mudança no padrão da marcha podem sobrecarregar os joelhos levando à dor e ao incômodo”, explica.
Doutor Saulo enfatiza que ao sentir qualquer desconforto a gestante deve procurar orientação médica, principalmente se ela já teve algum tipo de lesão no joelho anterior à gravidez. “Praticar atividades físicas como a hidroginástica, sempre com autorização do médico obstetra e supervisão de um profissional, pode prevenir e aliviar as dores nos joelhos durante a gravidez”, frisa.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.