Oftalmologistas trazem novidades após Congresso na Austrália

510

Sempre em busca de atualizações e de oferecer o melhor da oftalmologia para os pacientes da clínica Cemes, em Cachoeiro, os oftalmologistas Paulo Ney Viana e Paulo Ney Viana Filho já participaram de inúmeros congressos dentro e fora do país. E a última experiência, juntamente com o também oftalmologista Flávio Hemerly, aconteceu na terra dos cangurus, a Austrália.

Os especialistas participaram, entre os dias 27 e 30 de março, do 8º Congresso Mundial de Glaucoma, na cidade de Melbourne. O evento contou com dois mil inscritos, sendo que dentre os participantes, 60 eram brasileiros. Para doutor Paulo Filho, ter a oportunidade de conhecer a Austrália na companhia de seu pai foi um sonho de mais de 20 anos realizado. “No ano passado ele ficou doente, mas graças a Deus conseguimos reverter o quadro dele – está maravilhosamente bem -, e esse ano conseguimos fazer essa viagem tão esperada”, comemora.

Falando sobre as novidades presenciadas no congresso, o oftalmologista relata que houve uma grande evolução na área. “Um dos exemplos é a cirurgia onde se implanta um mini stent nos olhos com apenas um furinho para controlar a pressão intraocular do paciente. Essa tecnologia vai chegar no final do ano no Brasil, e já fizemos o curso para realizar esse procedimento”, revela.

Outra novidade que veio para beneficiar os pacientes da Cemes é o tomógrafo de coerência ótica com angiografia, que acabou de ser agregado à clínica. E não para por aí: um aberrômetro, equipamento capaz de mapear alterações ópticas e imperfeições peculiares nos olhos que podem estar associadas a doenças refrativas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, foi mais uma aquisição.

Na opinião de doutor Paulo Filho, estar antenado ao que acontece de novo na medicina é fundamental. E nos quesitos técnicas e tecnologia de ponta, a Cemes não deixa a desejar. “Participar de congressos e trazer o que há de melhor é minha forma de agradecer aos nossos queridos pacientes pela confiança no nosso trabalho”, expõe.

Descrito como um ‘visionário e sempre à frente de seu tempo’ pelo filho e parceiro de profissão, doutor Paulo Ney Viana é o idealizador da clínica Cemes, dedicando-se veemente ao projeto que tomou forma cinco décadas atrás, e hoje é referência em oftalmologia a nível nacional. Apesar de já ter participado de muitos congressos nacionais e internacionais, o especialista conta que o mais recente foi o mais marcante em sua vida.

Isso porque conhecer a Austrália era um sonho de anos, conforme já mencionado pelo filho. “Conhecer pessoalmente os cangurus, andar no meio deles e ver como são mansos, foi espetacular”, descreve. Unindo o útil ao agradável, o médico relata que participar do congresso mundial de glaucoma foi uma experiência muito interessante. “Congresso é ciência, é conhecimento, só agrega. Você melhora sua visão da oftalmologia”, argumenta.

Conforme salienta doutor Flávio Hemerly, o evento é uma ferramenta para que especialistas de todo o mundo troquem conhecimentos entre si. “Assim, podemos fazer o melhor para todos os nossos pacientes e a população de Cachoeiro”, afirma. O oftalmologista, que nesse mês de maio participa também do congresso da Sociedade Brasileira de Glaucoma em São Paulo, ressalta que que os exames complementares estão a cada dia evoluindo mais, e que essa evolução é acompanhada pela Cemes.

Tendo em vista que o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, seu diagnóstico precoce é um assunto que deve ser levado a sério. “Somente com o exame periódico é possível analisar o olho por completo e evitar as chances de perda da visão”, expressa o especialista, que acrescenta: “Com a chegada do OCT (tomografia de coerência optica) com angiografia sem contraste, estamos aprimorando toda a parte diagnóstica de retina e glaucoma”.

Guardiões

DA VISÃO

Em homenagem ao Dia Nacional do Oftalmologista, que aconteceu no dia 07 de maio, especialistas falam sobre seu papel na qualidade de vida de todos nós

Sete de maio foi a data escolhida, em 1986 pelo ministro da saúde Seigo Tsuzuki, para ser o Dia Nacional do Oftalmologista. Desde então, o dia do profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção das doenças ligadas ao sistema ocular é comemorado anualmente. Conforme expressa doutor Paulo Ney Viana Filho, para ele é uma honra conseguir, com a permissão de Deus, trabalhar com um órgão tão precioso, conhecido como a “janela da alma”.

“Muitas vezes, o paciente chega carregado no consultório por causa de catarata e no outro dia, no pós-operatório, chegar sem precisar da ajuda do acompanhante, porque já está enxergando tudo – isso com uma cirurgia de 10 minutinhos com o auxílio de altas tecnologias como o Centurium, que é nosso equipamento”, descreve o médico, que se sente gratificado por ter experiências como essas.

Falando sobre o papel do oftalmologista na qualidade de vida da população em geral, doutor Paulo Ney Viana explica que a profissão beneficia a todos, desde a tenra infância até o mais idoso. “Uma criança que não enxerga bem, não aprende, tem dificuldades e acaba ficando atrasada na turma. Então o papel do oftalmologista é fazer com que o indivíduo tenha uma bela visão e possa desenvolver, com isso, o que ele quiser”, resume.

Doutor Flávio Hemerly salienta também a importância da consulta ao oftalmologista com exames de vista periódicos, que são as maiores ferramentas para diagnosticar precocemente as doenças oculares, evitando assim as chances de perda de visão. “Vale ressaltar que a prevenção deve ser feita desde o nascimento. Apesar de não ter cura, o glaucoma tem tratamento, e só o exame oftalmológico completo pode diagnosticá-lo”, enfatiza.

A clínica Cemes (Centro Médico Especializado em Oftalmologia) está localizada na Rua Ruy Barbosa, 56 – Ed. Cemes – Centro – Cachoeiro de Itapemirim – ES. Os telefones para contato são 28 3522-3799, 28 3522-3557 e 28 3522-8111.

=



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *