Saiba quais são as lesões mais frequentes no futebol amador

23

Dr. Danilo Lobo – Foto por Erika Medeiros

Esporte mais amado e praticado do Brasil, o futebol constitui uma atividade física excelente para a saúde e qualidade de vida. Entretanto, sem o preparo e cuidado adequados, pode representar alguns riscos – principalmente no futebol amador. “Embora lesões aconteçam também com jogadores profissionais, eles possuem uma estrutura específica de treinamentos e uma série de aquecimentos que podem impedir a formação de lesões indesejadas”, revela o ortopedista Danilo Lobo, especialista em cirurgia do joelho na Clínica Ortotrauma.

De acordo com doutor Danilo, uma das lesões mais comuns são as contusões em coxa. “A região da coxa é a que mais tem impacto direto e recorrente durante os exercícios, principalmente em jogos de futebol, em que há encontrões, quedas e chutes que podem comprometer a integridade da musculatura durante os jogos”, aponta.

No que se refere à lesão na região do púbis, conforme salienta o especialista, a mesma acontece quando há um desequilíbrio entre as forças dos grupos musculares, gerando um desgaste no local atingido e ocasionando um processo inflamatório. “Já no tornozelo, geralmente as lesões são ligamentares e podem acontecer, em sua maioria, durante as atividades desportivas, com uma torção indesejada no transcorrer do exercício”, informa.

Ainda segundo o ortopedista, são diversas as lesões que podem ser ocasionadas na região do joelho. “A tendinopatia do tendão patelar, por exemplo, é uma lesão que acontece devido ao esforço intenso e à sobrecarga gerada por determinadas atividades físicas”, elucida. “Lesão do menisco e lesão de ligamentos cruzados também podem acontecer em jogos de futebol”, acrescenta.

Doutor Danilo ressalta que as lesões podem acontecer em graus e intensidades diferentes em regiões que possuem maior movimentação ou impacto. Além disso, podem ser em forma de contusões, fraturas e lesão nos ligamentos, as quais podem se apresentar como expostas ou fechadas. Vale reforçar que um check-up ortopédico e orientação profissional ao ingressar em qualquer atividade física são de grande valia para minimizar os riscos de lesões.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *