Saiba quais são as lesões mais frequentes no futebol amador

242

Dr. Danilo Lobo – Foto por Erika Medeiros

Esporte mais amado e praticado do Brasil, o futebol constitui uma atividade física excelente para a saúde e qualidade de vida. Entretanto, sem o preparo e cuidado adequados, pode representar alguns riscos – principalmente no futebol amador. “Embora lesões aconteçam também com jogadores profissionais, eles possuem uma estrutura específica de treinamentos e uma série de aquecimentos que podem impedir a formação de lesões indesejadas”, revela o ortopedista Danilo Lobo, especialista em cirurgia do joelho na Clínica Ortotrauma.

De acordo com doutor Danilo, uma das lesões mais comuns são as contusões em coxa. “A região da coxa é a que mais tem impacto direto e recorrente durante os exercícios, principalmente em jogos de futebol, em que há encontrões, quedas e chutes que podem comprometer a integridade da musculatura durante os jogos”, aponta.

No que se refere à lesão na região do púbis, conforme salienta o especialista, a mesma acontece quando há um desequilíbrio entre as forças dos grupos musculares, gerando um desgaste no local atingido e ocasionando um processo inflamatório. “Já no tornozelo, geralmente as lesões são ligamentares e podem acontecer, em sua maioria, durante as atividades desportivas, com uma torção indesejada no transcorrer do exercício”, informa.

Ainda segundo o ortopedista, são diversas as lesões que podem ser ocasionadas na região do joelho. “A tendinopatia do tendão patelar, por exemplo, é uma lesão que acontece devido ao esforço intenso e à sobrecarga gerada por determinadas atividades físicas”, elucida. “Lesão do menisco e lesão de ligamentos cruzados também podem acontecer em jogos de futebol”, acrescenta.

Doutor Danilo ressalta que as lesões podem acontecer em graus e intensidades diferentes em regiões que possuem maior movimentação ou impacto. Além disso, podem ser em forma de contusões, fraturas e lesão nos ligamentos, as quais podem se apresentar como expostas ou fechadas. Vale reforçar que um check-up ortopédico e orientação profissional ao ingressar em qualquer atividade física são de grande valia para minimizar os riscos de lesões.



Editora da Revista Viver! - Jornalista há mais de 15 anos, atua também na área de Marketing Digital como social media.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *