Terapia é essencial para equilibrar as saúdes mental e emocional

224

Quando pensamos em cuidar de nós mesmos, lembramos de arrumar o cabelo, passar maquiagem, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável. Está certo! Mas não podemos parar aí. Um ponto crucial para o nosso bem-estar, capaz de prolongar nossa expectativa de vida, passa, por vezes, despercebido: a saúde emocional.

A psicóloga clínica e terapeuta cognitivo-comportamental Virgínia Altoé explica que o organismo humano é composto por aspectos fisiológicos, mentais, emocionais e espirituais. “Portanto, para gozarmos de boa saúde, é preciso considerar e harmonizar esses quatro aspectos”, diz.

Segundo a especialista, a saúde mentalconsiste numa relação equilibrada entre emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos). Enquanto a saúde emocional é um estado de bem-estar que capacita o indivíduo a realizar suas próprias habilidades, lidar com fatores estressantes e trabalhar produtivamente, contribuindo com a sociedade.

“Uma pessoa mentalmente doente não pode estar emocionalmente saudável. Muitas vezes, os problemas de ordem emocional são as causas das complicações mentais. Para conseguirmos estabelecer esse equilíbrio é preciso melhorar o pensamento, ser otimista, fazer o que gosta, evitar a solidão, ter sonhos e objetivos. A prática de exercícios físicos também ajuda”, revela a psicóloga.

A procura por tratamentos que prometem bem-estar ou uma conexão com suas emoções tem aumentado. “A psicoterapia tem atendido a demanda de pessoas que precisam de espaço para uma reeducação emocional onde aprenderão a lidar com suas emoções e pensamentos”, aponta Virgínia.

De acordo com a profissional, é possível que esse aumento seja reflexo da difusão de informações a respeito do autoconhecimento e da importância de cuidar da saúde mental. “Não procuramos o médico quando apresentamos sintomas físicos? Não vamos ao dentista quando precisamos cuidar da boca? Por que não cuidamos do emocional quando necessário?”, reflete. “Investir na saúde emocional é imprescindível diante de tantos problemas que enfrentamos. Faça terapia!”, incentiva.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *