Casal oncologista fala sobre a campanha Outubro Rosa de 2021

333

O mês de outubro é marcado pela cor rosa, que carrega a importante mensagem da importância da conscientização sobre o câncer de mama, a neoplasia mais incidente em mulheres em todo o mundo. “Em decorrência da pandemia, os exames de rastreamento e até investigação de alterações percebidas pelas pessoas foram postergados e muitos diagnósticos não foram feitos”, revelam os oncologistas Sabina Aleixo e José Zago Pulido.

Com a vacinação contra a Covid-19 na população, está havendo uma retomada no cuidado à saúde das pessoas quanto a outras doenças, inclusive o câncer. “Infelizmente, nesse primeiro momento, estamos recebendo muitos a casos avançados de câncer de mama, e isso diminui as chances de cura da doença”, relatam os especialistas.

Uma nova arma no arsenal do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, que é referência na oncologia em nossa região, é o projeto PrevenHeci. Trata-se de uma plataforma digital gratuita que faz o rastreamento para os cinco principais tipos de câncer: mama, próstata, cólon, pulmão e colo de útero, os quais representam 70% dos casos de câncer.

“A pessoa entra na plataforma, responde alguns questionamentos e, ao final, descobre o seu risco individual de câncer relacionado a esses cinco tipos principais”, explicam os médicos. “Além disso, receberá orientações de ações que pode realizar em relação a esse risco. Os moradores de Cachoeiro que utilizam o SUS poderão, inclusive, fazer agendamento de consulta nas Unidades Básicas de Saúde on-line pelo projeto”, informam.

Falando sobre a campanha Outubro Rosa do HECI e GAPCCI (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim), o casal oncologista enfatiza a divulgação das “três perguntas que salvam”, tema da campanha deste ano de 2021. “As perguntas focam muito no período pós-pandemia, pois as pessoas ficaram mais em casa e muitas não fizeram exames e não se exercitaram. As três perguntas são: Você fez a sua mamografia anual? Você tem cuidado do seu peso? Você tem feito atividade física regular?”, expõe.

Os especialistas enfatizam a necessidade dessa reflexão, tendo em vista que a obesidade e o sedentarismo são fatores de risco importantes e os cuidados nesse sentido fazem parte das medidas de prevenção primária ao câncer. “A recomendação é realizar no mínimo 150 minutos de atividade intensidade moderada, como a caminhada, semanalmente”, apontam.

Com relação ao diagnóstico precoce, vale ressaltar que a mamografia é de suma importância, sendo caracterizada como medida de prevenção secundária. Como parte da campanha Outubro Rosa, o HECI está realizando uma grande triagem on-line para liberação do exame junto ao SICOOB. “Serão realizadas cerca de 1.000 mamografias neste projeto”, revelam os doutores Sabina e Pulido.

 

Programação especial

Ainda dentro da programação do Outubro Rosa HECI/GAPCCI, no dia 18 de outubro será realizada uma live para tirar dúvidas sobre o pós-tratamento de câncer de mama. “Fizemos ações internas para colaboradores e pacientes e teremos um bazar solidário no Shopping Cachoeiro nos dias 21 a 23. Toda a venda será em prol da Casa de Apoio, que só em 2020, mesmo com a pandemia, atendeu mais de 10 mil pacientes e nesse ano de 2021 a demanda por ajuda tem aumentado”, relatam os oncologistas.

O encerramento da campanha Outubro Rosa será o Rosa Chá Fashion Day com desfiles, informações e solidariedade. O evento será realizado às 18 horas do dia 27/10 no restaurante Molina’s, com ingressos à venda por R$50. “O evento está tendo apoio de vários lojistas, restaurantes e bufês da cidade e a união de todos fará um lindo evento em prol das mulheres que tanto procuram auxílio na Casa de apoio do GAPCCI”, comentam.

No que tange a conscientização quanto ao câncer de próstata, a campanha Novembro Azul também contará com ações em Cachoeiro. “Teremos uma live com médicos para esclarecimentos de dúvidas em relação ao Câncer de Próstata, ações internas para colaboradores e pacientes, bem como triagem externa para liberação de PSa. Fiquem atentos às mídias sociais do GAPCCI e HECI!”, ressalta o casal oncologista.

 

Dra. Sabina Aleixo e Dr. José Zago Pulido atendem no Instituto de Oncologia Sul Capixaba (IOSC), localizado na avenida Lacerda de Aguiar, 25, Gilberto Machado – Cachoeiro. Telefone: (28) 3521-1219. Site: www.iosc.com.br. Instagram: @casaloncologista. A Casa de Apoio GAPCCI está localizada na Rua Pedro Quinelato, 58/60, bairro Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim. WhatsApp: (28) 99257-9401. Conheça o trabalho da ONG através do Instagram @gapcci.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *