Conheça a história inspiradora da advogada Cássia Bertassone

638

Cássia Bertassone, advogada sócia do escritório Bertassone Advogados, Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Especialista em Direito Previdenciário, Especialista em Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos e Previdência Complementar, Especialista em Direito Previdenciário Empresarial, Membro da Comissão de Direitos Sociais da OAB/ES – Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Autora de Artigos Jurídicos.
Foto por Erika Medeiros

Viver! – Dra. Cássia, como você ingressou nessa área? Nos conte mais sobre a história do Escritório Bertassone Advogados.

Dra. Cássia: O meu amor pela área jurídica, na verdade, é influência de meu pai, que desde o início dos estudos sempre me incentivou a seguir essa carreira. Decidi logo nos primeiros momentos do curso de Direito que seria advogada. No segundo ano de curso ingressei como estagiária de um grande escritório da região, o que fortaleceu minha certeza de que não só queria ser advogada, como também queria ter meu próprio escritório e minha própria equipe. Há cinco anos este sonho se concretizou e hoje temos o Bertassone Advogados.

Viver! – Uma história inspiradora, parabéns pela conquista! A equipe Bertassone possui expertise em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, certo? Qual a área mais buscada e como se consolidou nela?

Dra. Cássia: Sem dúvidas, o Direito Previdenciário é nosso “carro chefe”. Nesta especialidade atendemos empresas, servidores públicos, militares e trabalhadores em geral. O Direito do Trabalho é irmão do Direito Previdenciário, sendo impossível dissociá-los na prestação do serviço. A consolidação de nosso escritório nestas áreas vem através de foco, estudo constante, especialização e determinação. Hoje somos referência em Direito Previdenciário em todas as suas áreas de atuação, tendo especialidade completa em qualquer uma delas.

Viver! – Poderia esclarecer como vocês oferecem o Direito Previdenciário para as Empresas? Qual o diferencial desses serviços?

Dra. Cássia: Chamamos de Previdenciário Empresarial ou Compliance Previdenciário. Trata-se de uma gama de serviços visando atender às necessidades das empresas no cuidado dos seus colaboradores perante o INSS e, ao mesmo tempo, reduzir a carga tributária da contribuição previdenciária. Assim, prestamos um serviço de Gestão de Afastados e Recuperação de Créditos Previdenciários.

Executamos auditoria nas rubricas trabalhistas e a incidência ou não da contribuição previdenciária. Fazemos defesa e recálculo do FAP anualmente, bem como monitoramos benefícios previdenciários concedidos aos colaboradores. Estas medidas geralmente resultam em economia para as empresas, que já podem ser observadas logo no segundo ano de assessoria completa.

Viver! –  Quais são as vantagens econômicas que as empresas podem obter através desses serviços prestados?

Dra. Cássia: A maior carga tributária de uma empresa de médio ou grande porte, em regra, está em sua folha de pagamento. A contribuição previdenciária da empresa é de 20% sobre o valor da folha. Além disso, sobre a folha de pagamento incide também o Adicional do SAT e as contribuições de terceiros. Uma auditoria na folha de pagamento, bem como a adequação de rubricas aos termos da legislação, pode resultar em uma economia imediata e, inclusive, recuperação do crédito logo no mês seguinte mediante compensação. Também existem várias teses previdenciárias ainda em julgamento nos tribunais superiores que poderão representar recuperação de créditos imediata após a decisão final.

Viver! – O que você poderia dizer sobre outras áreas de atuação que também possuem relevante impacto na sociedade?

Dra. Cássia: Ainda dentro do Direito Previdenciário, atuamos em prol de servidores públicos que necessitam de um cuidado no planejamento de suas aposentadorias para fins de adequar e conseguir o melhor benefício em diversos regimes aos quais estão submetidos. Profissionais da área da saúde, tais como, médicos, dentistas e enfermeiros, em regra, possuem mais de um vínculo, motivo pelo qual devem planejar adequadamente para que o momento de sua inatividade não seja uma surpresa desagradável.

Viver! – Falando sobre os profissionais de saúde, existem regras diferenciadas para aposentadoria, certo?

Dra. Cássia: Sim, e não só os profissionais de saúde, mas sim qualquer trabalhador exposto a agentes nocivos, sejam eles agentes físicos (como o ruído ou vibração); agentes químicos (como óleos ou graxas); ou agentes biológicos (como fungos, bactérias e vírus), ou com risco à sua vida (agentes periculosos), todos eles possuem regras diferenciadas para aposentadoria e por isso devem ficar atentos. É essencial se preparar desde já e guardar os documentos para que no momento da aposentadoria todos os direitos sejam garantidos.

Viver! – Neste mês em que comemoramos o mês da mulher, nos conte um pouco sobre essa trajetória de empreender sendo uma mulher advogada. Você encontrou obstáculos?

Dra. Cássia: Sem dúvidas! Não só por ser mulher em um ramo onde as grandes empresas de Advocacia, em sua maioria, são comandadas por homens, mas também por ser muito jovem no início (me formei com 23 anos). Foi necessário quebrar muitas barreiras para conseguir me consolidar como referência na área e para que o escritório se consolidasse com credibilidade e confiança no mercado. Mas a dedicação contínua, juntamente com o incessante estudo, treinamento e especialização sempre foram minha munição. Hoje, o escritório acumula títulos e prêmios de referência e empreendedorismo e podemos contar com uma cartela de clientes que muito nos orgulha.

 

Viver! – Falando um pouco sobre projetos futuros, qual a perspectiva do Escritório Bertassone Advogados?

Dra. Cássia: A curto prazo vamos nos dedicar em ser cada dia mais referência em Direito Previdenciário, em especial para as empresas, profissionais da área da saúde e servidores públicos; hoje contamos com uma equipe de três advogados e dois estagiários, todos com foco nesta atuação. A longo prazo, temos projetos de expansão para cidades vizinhas a fim de garantir um melhor atendimento e comodidade a todos os clientes.

Viver! – Dra. Cássia, o Bertassone Advogados é sinônimo de excelência, sendo referência em Cachoeiro de Itapemirim – ES. A que você atribui esse sucesso?

Dra. Cássia: Sucesso só é possível mediante trabalho. Só alcançamos nossa posição porque nos dedicamos dia e noite para fazer o melhor. No Direito, dormimos e acordamos com novas legislações e com modificações de jurisprudências. Por isso, não se pode descuidar. Estar sempre atualizado é um diferencial que zelamos no escritório Bertassone Advogados e antecipar demandas é nossa busca contínua.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *