Conheça os benefícios do Pilates para o público feminino

332

A fisioterapeuta Danielle Vasconcelos – Foto por Jonathan Lessa

O perfil das mulheres brasileiras mudou muito com o passar dos anos. De donas de casa à profissionais ativas no mercado de trabalho e grandes empresárias, hoje são muito mais ativas e cuidam mais de si. Tendo em vista toda essa mudança, que leva à necessidade de manter bons hábitos para o desenvolvimento das tarefas diárias, aumentou a busca pela prática do Pilates. Vale ressaltar que o método pode ser realizado por qualquer pessoa, beneficiando homens e mulheres, independentemente da idade e patologias.

“Nos dias de hoje a sobrecarga da rotina diária em busca da excelência nos afazeres do trabalho, lar e o cuidar dos filhos, pode gerar um estresse físico e emocional, gerando tensões musculares, geralmente relatadas nas regiões dos ombros e cervical (pescoço), ocasionando fortes desconfortos e dores”, revela a fisioterapeuta Danielle Vasconcelos. “Diante do trabalho, devido a urgência e cobranças, acabam não observando que estão sentadas na postura incorreta, ou mesmo que lidam com cargas (pesos)”, aponta.

Conforme enfatiza a profissional, a dor e/ou desconforto são os primeiros sinais de que seu corpo está sofrendo traumas, e com isso poderá gerar lesões, como hérnias discais, tendinites, bursites e problemas psicológicos. “Os principais argumentos por não ter procurado o Pilates anteriormente, são a falta de tempo para realizar uma atividade física e o orçamento; porém, a mudança de hábitos é progressiva e depende das pequenas atitudes”, relata.

Ainda segundo doutora Danielle, o Pilates para as mulheres pode contribuir em todas as fases da vida, desde a juventude até a terceira idade. Aliando três fatores essenciais, como equilíbrio entre corpo, mente e espírito. “Especificamente existem vários benefícios, como o condicionamento físico para realizar as atividades diárias; fortalecimento muscular, que ajuda o corpo a ter mais resistência, protegendo ossos e articulações; emagrecimento, pois ajuda na queima de calorias; melhora da postura”, enumera.

E os benefícios do método para o público feminino não param por aí: “O Pilates ameniza sintomas típicos da variação hormonal, menopausa, pós-menopausa e sintomas de TPM; tratamento e prevenção de incontinência urinária, fortalecimento dos músculos responsáveis por segurar o ‘xixi’; para gestantes, com trabalho de respiração no intuito de ajudar na hora do parto, fortalecimento do assoalho pélvico e aumento da autoestima”, afirma a fisioterapeuta.

 



Editora da Revista Viver! - Jornalista há mais de 15 anos, atua também na área de Marketing Digital como social media.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *