Dentista fala sobre a dádiva da maternidade e os desafios da jornada dupla

475

Dra. Rosa Laura e suas filhas Laira e Caroline Foto por Erika Medeiros

Há quase quatro décadas a cirurgiã-dentista Rosa Laura Altoé exerce sua profissão. Destas, três foram dedicadas também à dádiva de ser mãe. Formada em Odontologia pela UFES em 1982, é especialista em Implantodontia e atua na área de Prótese e Reabilitação Oral. “Divido minha rotina de trabalho, família e descanso em partes iguais, tornando tudo mais leve e com qualidade”, afirma.

Doutora Rosa é casada há 36 anos com Carlos Augusto T. Garcia, advogado e engenheiro eletricista. Falando sobre os hobbies do casal, ela diz: “Gostamos de viajar e conhecer o mundo, aprendendo sempre novas culturas. Também me sinto muito feliz sempre que retorno à minha terra natal, Boa Esperança – Vargem Alta, na casa de meus pais. O cuidado da terra e as tradições familiares trazem muita paz e renovam as energias”.

Voltando um pouco no passado, a odontóloga conta como se sentiu quando descobriu que seria mãe. “Ao descobrir a gravidez, tive uma sensação encantadora, divina. Já estava me preparando, mas é sempre uma surpresa e uma dádiva”, revela

a mãe de Laira Altoé T. Garcia, 30 anos, advogada formada em 2014 pela  UERJ e pós-graduanda em Direito Imobiliário pela  PUC-Rio; e de Caroline Altoé T. Garcia, 27 anos, cirurgiã-dentista formada em 2018 pela UFES, concluindo  sua especialização em Periodontia pela UNESP de Araraquara.

Se fosse resumir o que é ser mãe em poucas palavras, doutora Rosa Laura diria que ser mãe é andar com o coração pulsando fora do peito! “Como é para todas as mães, foi sim um desafio encarar a jornada dupla de maternidade e profissão, exigiu muita dedicação e planejamento. Contei sempre com o apoio do meu marido, familiares e funcionárias, e sinto que consegui conciliar minhas atividades profissionais com todo o cuidado que a maternidade exige”, expressa.

Hoje, sua filha mais nova, Caroline, trabalha lado a lado com a mãe no consultório odontológico todos os dias. “Me sinto orgulhosa por ter inspirado sua escolha de ofício e por poder perpetuar todo o conhecimento e experiência que venho adquirindo ao longo dos anos”, reflete. “Ao mesmo tempo, é uma via de mão dupla: com a modernidade e juventude, agregamos novos conhecimentos e ampliamos a nossa prática profissional, com sua especialidade nos completando”.

“Minha outra filha, Laira, seguiu os passos do pai e do avô na Advocacia”, conta a mãe, que é só orgulho! Em homenagem ao mês das mães, a especialista aproveita a oportunidade para dar um importante recado para todas as mamães que lutam para conciliar a rotina de maternidade e trabalho: “Gostaria de falar para as mães especialmente sobre a amamentação: apesar das dificuldades, é um ato heróico e de pura doação!”.

 

Consultório: Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 22 Edifício Pasteur Salas 404/405 – Centro – Cachoeiro de Itapemirim / ES. Tel: (28) 3522-4860 e (28) 99981-6335. E-mail: altoeodontologia@gmail.com. Instagram: @altoe.odontologia. Facebook: @AltoeOdontologia



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *