HECI cria Olimpíadas do Movimento para pacientes oncológicos

409

A Olimpíada do Movimento é uma parceria entre o Hospital Evangélico de Cachoeiro e o Gappci. A ideia de criar um reforço e uma premiação ideológica para que os pacientes se mantenham em movimento durante a internação surgiu em 2020, mas não pode ser colocada em prática devido à pandemia.

Quando há imobilidade causada pelos dias de hospitalização e até mesmo pelo sentimento de estar doente, o paciente tende a reduzir o seu nível de atividade física, o que consequentemente leva a uma perda de autonomia. “Dessa forma, seu desempenho físico cai, diminuindo sua capacidade cardiorrespiratória e o índice de massa muscular, fazendo com que a pessoa fique menos resistente aos tratamentos”, afirma a Daiana Meneguelli, fisioterapeuta do HECI.

A fisioterapeuta também explica que um sintoma comum entre 50 a 70% dos pacientes oncológicos é a fadiga, aquela sensação de falta de energia, mesmo em repouso. Essa sintomatologia só pode ser melhorada através de atividade física, pois não há um tratamento medicamentoso para isso.

Para os pacientes que não têm essa queixa de fadiga, a atividade física mantém o seu grau de importância. “Se manter ativo diminui a chance de progressão a do câncer, ou seja, aumenta a chance de cura”, frisa.

Pensando nisso, a equipe do hospital juntamente com o Gappci, deu início no dia 09 de junho, a Olimpíada do Movimento. Na inauguração os pacientes participaram de gincanas, comandadas pelo educador físico Edipo Running, convidado pela equipe de oncologia. Também houve entrega de brindes, certificados e medalhas de participação. Outras ações também foram planejadas para durante o mês de junho.

O evento foi pensado para os pacientes oncológicos do hospital, criando um incentivo visual e verbal de uma competição, para que assim, o paciente busque melhores condições de vida e de saúde para ele.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *