No dia 30 de março, o Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, completa um ano. Um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, o hospital entrou em funcionamento exatamente quando a pandemia de Covid-19 se instalava no País, recebendo pacientes com estado de saúde agravado, que ocuparam leitos exclusivos para o tratamento da doença. Passado um ano, o hospital registra cerca de 24.300 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos, cirurgias e internações. O número de cirurgias foi próximo a 11.3 mil e o total de internações chegou a 5.360 aproximadamente.
Com uma estrutura completa, com Unimed Diagnóstico, Oncologia, Coração e Laboratório, o Hospital Unimed dispõe de 129 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com uma taxa de ocupação média no primeiro ano de 69%. O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista Pinto, destaca que a unidade é a grande protagonista no projeto de ampliação da cooperativa na região Sul do Espírito Santo, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços e o uso de tecnologias e inteligência artificial para aumentar a segurança e a qualidade do atendimento ao cliente.
“Uma das novidades que traremos ainda no primeiro semestre será a Robô Laura, uma iniciativa inédita em nosso Estado. A robô é capaz de monitorar os pacientes e identificar aqueles com trajetória de risco, possibilitando à equipe assistencial mais tempo para a adoção dos cuidados para cada caso. Será um instrumento de auxílio às equipes e uma segurança adicional aos pacientes, já que o sistema capta fatores humanos e faz a gestão de riscos priorizando pacientes mais graves e permitindo uma intervenção mais precoce no tratamento”, explica.
Outra novidade será a Concierge Digital Isa, uma assistente virtual para assessorar os clientes internados nos quartos, de modo a oferecer uma experiência personalizada de atendimento e ótima estadia durante a internação. Dentre as funcionalidades, o cliente terá acesso ao boletim médico, informações e orientações, escolha do cardápio e atendimento por chat. “Somos a única operadora de saúde com hospital próprio na região e nossa expectativa é sempre oferecer o melhor atendimento aos clientes. Sempre buscamos oferecer um cuidado personalizado e dedicado a cada cliente”, completa Leandro Baptista Pinto.
Estrutura acompanha a evolução da prática médica
O Hospital Unimed mantém uma estrutura tecnológica que acompanha a evolução da prática médica. O Centro Cirúrgico está preparado para cirurgias de alta complexidade, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca, hemodinâmica, e novos procedimentos, como transplante renal. Na Unimed Diagnóstico, os equipamentos são de última geração, com ressonância magnética de alta qualidade, tomógrafo computadorizado de corpo inteiro, mamógrafo digital 3D e hemodinâmica com mais clareza e precisão.
O mesmo ocorre na Unimed Oncologia que, além dos serviços oncológicos, oferece atendimentos de Hematologia, Mastologia, Cirurgia Oncológica, Radiologia Intervencionista e Genética Médica. Já a Unidade Coronariana e Neurológica inseriu no hospital o conceito de Unimed Coração, com um amplo sistema de atendimento avançado ao paciente cardiológico.
Os investimentos do Hospital Unimed também passaram pela segurança e sustentabilidade. As UTIs possuem centrais de monitoramento e os equipamentos de diagnóstico, UTI e Centro Cirúrgico estão ligados a uma rede elétrica com quatro níveis de proteção. Somente em 2020, o sistema de reaproveitamento de água da unidade utilizou 470 mil litros de água de chuva e a Usina de Energia Fotovoltaica permitiu uma economia de 40% no desembolso financeiro com o consumo de energia.
O Hospital está localizado na rodovia Cachoeiro x Safra e atende a casos eletivos. Para urgência e emergência, os clientes contam com a unidade no Centro de Cachoeiro, que é Maternidade e Pronto Atendimento.