Próteses dentárias modernas devolvem a autoestima do paciente

296

Dr. Luiz Guilherme Madella
Foto por Erika Medeiros

O sorriso é o nosso cartão de visitas, e um sorriso bonito e saudável pode abrir muitas portas tanto na vida profissional quanto pessoal. A perda dentária, além de ocasionar prejuízos à estética impactando diretamente na autoestima e confiança da pessoa, afeta aspectos funcionais como alimentação e fala. Caso isso aconteça, porém, hoje a odontologia dispõe de opções variadas em próteses dentárias. E com o avanço da tecnologia, os resultados têm se tornado cada vez mais naturais e satisfatórios.

No que diz respeito às indicações do procedimento, o cirurgião dentista Luiz Guilherme Madella, pós-graduando em Prótese Dentária, explica que o principal objetivo é restabelecer forma e função, devolvendo equilíbrio ao sistema estomatognático. “As próteses também visam proporcionar conforto articular e muscular quando na dimensão correta, além de substituir a ausência de algum dente”, completa.

Conforme já mencionado, o mercado atual dispõe de diversas opções quando o assunto é prótese dentária. As mais comuns, porém, são as próteses removíveis, sendo elas as próteses totais e parciais. Também há as próteses fixas, as próteses sobre implantes e os implantes unitários. “E essas opções variam de acordo com a real necessidade do paciente, idade e relação socioeconômica”, esclarece doutor Luiz Guilherme.

Falando sobre o processo para se obter um resultado mais semelhante aos dentes naturais, o dentista relata que é necessário, primeiramente, avaliar a condição de todos os dentes, a idade, formato do rosto, cor da pele, peculiaridades dentárias como manchas, bem como analisar fotografias do paciente com a presença dos dentes, avaliando todo o conjunto. “Por fim, deve-se optar pelo material e técnica que melhor se encaixem, copiando todos os padrões desse paciente”, finaliza.

A odontologia avança constantemente e tal avanço tecnológico traz muitos benefícios tanto para o profissional quanto para o paciente. “Esses avanços nos permitem trabalhar com menor tempo entre o início e final do tratamento, com planejamento e execução de forma mais precisa, com materiais de propriedades mecânicas, estéticas e ópticas mais satisfatórias e maior adaptação”, revela o cirurgião dentista.

 

Dr. Luiz Guilherme Madella – Pós-graduando em Próteses Dentárias

Contato para agendamento de consultas: (28) 99966‐6167

Instagram profissional: @luizguilhermemadella

 



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *