Queda sobre o ombro pode ocasionar importantes lesões

339

Dr. Arthur Beber – Foto por Jonathan Lessa

A queda sobre o ombro pode ocasionar lesões sérias nessa articulação. Nos pacientes mais jovens, conforme relata o ortopedista Arthur Beber, especialista em cirurgia do ombro da clínica Ortotrauma, as causas mais frequentes estão relacionadas ao esporte e acidente automobilístico. “Já nos pacientes mais idosos, a causa mais comum é a queda da própria altura”, diz.

O especialista explica que, na tentativa de se proteger na queda, a tendência no momento é apoiar as mãos no chão. E esse impacto no ombro pode trazer sérias consequências. “Ao tentar se proteger com as mãos durante a queda, além de as mãos se machucarem, pode haver transferência da força através dos braços e causar lesões nos tendões, ligamentos e ossos do ombro”, expõe.

Como resultados, pode-se provocar a ruptura do manguito rotador, fraturas do ombro e clavícula, luxação do ombro e articulação acrômioclavicular. Vale ressaltar que após uma queda é de suma importância procurar um médico para avaliação. “Os sinais de que pode ter acontecido algo mais grave são edema, equimose, deformidade, dor e limitação do movimento”, revela.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *